segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Tempo e dinheiro

Ontem fiz uma lista de coisas que eu faria se eu pudesse, incluindo coisas que eu gostaria de estudar e de praticar. Por exemplo, aprender uma nova língua ou um instrumento musical.
E percebi que tudo ali envolve tempo e dinheiro. Você precisa pagar pelo conhecimento que irá receber sem deixar de dispor de tempo suficiente para estudar e praticar o que quer quer seja. E isto, por sua vez, não deve comprometer as atividades que você exerce para ganhar dinheiro. Percebendo então o equilíbrio que existe entre essas duas variáveis, acabei montando esse gráfico abaixo, uma modelagem simplista da realidade.
Você pode trabalhar bastante e ter dinheiro para patrocinar sua busca por conhecimento, mas não ter tempo para isso (o famoso viciado em trabalho). Ou ter tempo de sobra, mas sem ganhar o suficiente para se dedicar como gostaria às atividades paralelas (meio à deriva). Há ainda outros dois cenários. Um, no qual você trabalha muito e ganha pouco (o pior dos mundos), e outro no qual você tem dinheiro e tempo sobrando para se dedicar ao que quiser (improvável, mas não impossível).
Aí me pergunto o que me tornarei quando começar a trabalhar. É bem possível que um dia desses eu perceba que me tornei um workaholic e precise parar para rever meus conceitos.

6 comentários:

  1. Liu, ótimo ler seu blog, como sempre!

    É bom ficar atento pra não virar workaholic, mas acho que temos naturalmente esse padrão... e do jeito que o mundo anda, esse é um caminho cada vez mais frequente.

    Pessimismos à parte ^^, tenha um ótimo dia e continue a postar!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Liu!!! Vc nem pra me avisar que tem um novo blog... Estou devendo ligações pra mtas pessoas! Vc é uma delas!

    ResponderExcluir
  3. Grande Liu,

    Quanto tempo! Temos que realizar um encontro do pessoal do Band que pulava nos bancos do pátio. Talvez tenhamos que esperar um pouco, mas vamos fazê-lo um dia!

    ResponderExcluir
  4. Liu, reparei numa coisa.

    Trabalhar como um maluco não significa necessariamente sucesso financeiro...

    ResponderExcluir
  5. Gostei. (vale pros outros posts também...)

    ResponderExcluir
  6. Guga! Esse post foi sensacional. Se bem entendi, creio que estou no pior dos mundos. Mas sabe o que é o mais interessante e animador? É que, quando se está no "pior dos mundos", ou o cara aprende o que é livre iniciativa e aprende a empreender, ou o cara não aprende a empreender e acaba ficando livre de uma iniciativa. É importante passar por isso. Uma grande experiência.

    ResponderExcluir